O homem que morreu enquanto esperava por atendimento na cadeira de uma Unidade de Pronto Atendimento do Rio de Janeiro foi enterrado na tarde deste domingo, em Mogi Guaçu, região de Campinas.
Natural da região, José Augusto Mota Silva, 32 anos, tinha se mudado recentemente para o Rio e chegou na UPA Cidade de Deus se queixando de dores fortes. Ele faleceu na cadeira da recepção da unidade de saúde sem receber atendimento e as imagens viralizaram durante o fim de semana.
A coordenação da UPA abriu uma sindicância e irá utilizar as imagens e registros nos prontuários para apurar o caso rigorosamente. Dados do sistema mostram que a classificação de risco foi feita às 20h30 e, poucos minutos depois, foi acionada a equipe médica devido ao paciente encontrar-se desacordado.
Ele foi levado à sala vermelha para atendimento, mas infelizmente não resistiu e foi constatada a parada cardiorrespiratória. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e depois encaminhado para a cidade de Mogi Guaçu, onde ele foi enterrado no cemitério Jardim Santo Antônio.