Em entrevista à Nova Brasil FM o prefeito Dário Saadi falou sobre a data e comentou o que considera uma das principais características da cidade: “Cheguei em Campinas em 1982, para fazer faculdade de medicina na PUC e senti que era uma cidade acolhedora, e que abre oportunidades para quem vem de fora e valoriza as pessoas que trabalham e se dedicam”.
Sobre trabalho, Dário destacou também as oportunidades que o mercado oferece, mas que muitas vezes falta qualificação. “Nós estamos investindo muito no ensino profissionalizante. Nós já entregamos o Ceprocamp do Ouro Verde, do Campo Grande e vamos entregar em breve uma unidade no Campo Belo e na Vila Formosa”.
O prefeito destacou ainda a construção de mais duas unidades na região dos Amarais e na região do Padre Anchieta. “É uma ação importante, porque o mercado de trabalho está se transformando rapidamente. Se as pessoas não se qualificarem, não tiverem um curso de qualificação, vão ficar fora do mercado”.
Sobre o desenvolvimento da cidade, Dário comentou sobre a sanção da Lei nº 912/2023, que deve agilizar a implantação do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, ligando a capital do estado a Campinas por meio de 100 quilômetros de linha férrea em uma hora de percurso. “Com isso o governo do Estado ampliou a capacidade de empréstimo. Foi um passo importante pois viabiliza a equação financeira”.
A expectativa do governo do Estado é que com o leilão no segundo semestre deste ano, em novembro, é possível que em até 8 anos o trem comece a chegar em Campinas. “É uma operação complexa. O transporte ferroviário precisa passar por uma reestruturação, na linha São Paulo/Campinas, o que leva alguns anos”.
Para comemorar a data a prefeitura anunciou uma feira cultural e gastronômica, que encerra as festividades da semana. Ao todo, foram realizados três eventos e a conclusão será nesta sexta-feira (14/07), no Paço Municipal. “Temos um final de semana cheio de ações e eventos para comemorar a data, como por exemplo a apresentação da Orquestra Sinfônica no domingo”.
DIFERENCIAL
- É reconhecida como a capital brasilera da ciência, tecnologia e inovação, contando com os maiores centros nacionais de PD&I e a universidade que mais deposita patentes no Brasil, a Unicamp.
- Está entre as dez cidades do mundo que mais realizam eventos de negócios, cerca de 6 mil por ano.
- Tem o maior aeroporto de cargas do Brasil (Viracopos).
- Possui os maiores índices de saneamento e qualidade de fornecimento de energia do país.
- Possui 500 praças urbanizadas, 17 parques e bosques e 4 matas tombadas.
- Conta com 18 instituições de ensino superior e mão de obra qualificada em todas as áreas do conhecimento.
- Tem a primeira aceleradora municipal do país, que faz a capacitação de empresas de tecnologia e a busca de investidores de capital de risco.
- É a quarta maior praça bancária do país, em termos de agências bancárias.
- Conta com 4,6 mil restaurantes, sendo 35 de cozinha internacional, ideais para estrangeiros.
- Tem o 2° maior nível de conectividade do país.
DADOS
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) integra 19 municípios e território de aproximadamente 3.673 km onde vivem 2,8 milhões de habitantes (1,5% do Brasil ou 6,8% do Estado de São Paulo).
A maior parte da população da RMC (38,7%) encontra-se em Campinas, que possui 1,1 milhão de habitantes. Desse total, 520.865 (ou 48,2%) são representados por homens e 559.248 (ou 51,8%) por mulheres.
O PIB de Campinas é de US$ 18,8 bilhões, sendo formado por 6% de atividades industriais, 47,5% de comércio e 46,6% de serviços.
TURISMO DE NEGÓCIOS
A metrópole é hoje um dos principais destinos de turismo de negócios e eventos do país, estando classificada na 9ª colocação entre as cidades que mais recebem eventos internacionais conforme o ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Acontecem na cidade mais de 6 mil eventos por ano.
ÁREAS VERDES
Um dos principais critérios para se determinar a qualidade de vida de uma cidade do porte de Campinas são a quantidade e a qualidade de suas áreas verdes, uma vez que a sua existência promove a melhoria da qualidade de vida.
A vegetação embeleza as paisagens urbanas, tornando-as mais humanas e agradáveis. Serve para o controle da poluição do ar e sonora, aumenta a umidade relativa do ar, tornando o clima mais equilibrado. As áreas cobertas com vegetação protegem as encostas, as nascentes e os cursos d’água, reduzindo processos erosivos e de assoreamento dos corpos d’água, garantindo a permeabilidade do solo e favorecendo a recarga dos aquíferos subterrâneos.
Na vegetação original do município predominam a Mata Atlântica, constituída por fragmentos isolados de florestas estacionais e poucos trechos de cerrados, matas de brejo e vegetação rupestre.