Hospital Mário Gatti de Campinas completa 49 anos e ainda enfrenta muitos desafios

Hospital Mário Gatti chega aos 49 anos focado na ampliação da estrutura e qualificação dos atendimentos

Até o final do ano, um novo pronto-socorro adulto, de 2,58 mil metros quadrados, estará em funcionamento

Referência médica de urgência e emergência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti comemora 49 anos de existência nesta sexta-feira, 14 de julho, focado na ampliação de sua estrutura física para qualificar o atendimento de adultos e oferecer mais segurança e conforto aos pacientes, suas famílias e aos trabalhadores da saúde.

Até o final do ano entrará em funcionamento um novo pronto-socorro adulto, que terá sua área ampliada dos atuais 1,86 mil metros quadrados para 2,58 mil metros quadrados. Esse aumento ocorre com a incorporação da área do antigo pronto-socorro infantil.

As obras atualmente estão concentradas na modernização da acessibilidade ao PSA, com a construção de escadas e rampas para carros e veículos e também nas salas de espera e de medicação, recepção, sanitários e consultórios da Sala Azul, entrada do pronto-socorro para casos de média complexidade.

Em 2024 estão previstas as reformas do centro cirúrgico, da central de materiais esterilizados (CME) e do quarto andar do hospital (anteriormente área de internação de crianças e que será destinada a adultos)

O Mário Gatti conta com 207 leitos, sendo 151 para adultos e 56 para crianças (estes, instalados no Mário Gattinho). A partir da reforma do quarto andar, haverá uma ampliação de 32 leitos para adultos. As estruturas de UTI aumentarão de 20 para 30, os leitos semi-intensivos de 10 para 16 e os de enfermaria de 121 para 137.

A importância do hospital para a população de Campinas pode ser avaliada pelos números de atendimentos: são, em média, 10 mil consultas mensais no pronto-socorro adulto, 6 mil no pronto-socorro infantil, 4 mil no ambulatório, mil na oncologia, 470 cirurgias e 900 internações.

Habilitado como hospital de ensino pelo Ministério da Saúde em 2004, o hospital possui importantes programas de residência em diversas especialidades médicas, residência multiprofissionais em Saúde da Família, além de receber estudantes das áreas de formação em saúde, tanto de nível técnico médio como graduação.

Início

O prédio do Mário Gatti, inaugurado em 14 de julho de 1974 com dois andares e 70 leitos e denominado Hospital Municipal, foi o ponto alto das comemorações do bicentenário de Campinas. O evento teve a presença do então presidente Ernesto Geisel e missa celebrada pelo cardeal campineiro d. Agnelo Rossi, na época prefeito do Vaticano.

O hospital, no entanto, só foi criado por lei em 21 de outubro de 1974 e nomeado Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, pelo decreto 4821, de 9 de fevereiro de 1976, em uma homenagem ao médico ítalo-brasileiro que exerceu a profissão na primeira metade do século 20.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS