A idosa de 65 anos que havia sido deixada sozinha em uma casa em construção, com apenas um banheiro coberto, no bairro Satélite Íris, em Campinas, foi resgatada na noite desta segunda-feira, 12, por agentes da Guarda Municipal e encaminhada a um abrigo.
A ação aconteceu após a situação, que envolve abandono familiar e falta de condições mínimas de moradia, mobilizar vizinhos e moradores da região. A história começou quando a mulher deixou o bairro San Martin, onde vivia de favor, e foi levada para o endereço atual por um dos filhos, que contratou um caminhão de frete para a mudança. Segundo relatos, o filho descarregou os móveis no terreno e deixou a mãe sozinha, sem qualquer estrutura para morar.
O motorista do frete, ao perceber a gravidade do caso, iniciou uma campanha de arrecadação que resultou em cerca de R$ 2,5 mil e materiais de construção para tentar garantir um espaço mínimo de conforto à idosa.
Ao chegar ao local, a Guarda Municipal constatou que a situação configurava abandono de incapaz. A Assistência Social foi acionada e, após conversar com a idosa, ela aceitou seguir com os agentes. Antes de ser encaminhada ao abrigo, a mulher foi levada à 2ª Seccional da Polícia Civil para registro da ocorrência.
Agora, a polícia vai investigar o caso e identificar os familiares para que prestem depoimento. O crime de abandono de incapaz é previsto no artigo 133 do Código Penal e pode resultar em pena de detenção de seis meses a três anos, aumentada se a vítima for idosa.







