Ilum Escola de Ciência se prepara para formar primeiraturma de bacharéis em Ciência e Tecnologia

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

Com ensino inovador e gratuito, a Ilum Escola de Ciência formará sua primeira turma de bacharéis em Ciência e Tecnologia em 2024. Criada pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e situada em Campinas (SP), a faculdade oferece o curso de bacharelado com formação interdisciplinar, em período integral, com três anos de duração. Ao longo desse período, o estudante tem a oportunidade de experimentar vivências regulares no ambiente de pesquisa de fronteira e de acessar equipamentos de alta tecnologia do CNPEM.

Em 2023, a instituição recebeu 3,9 mil inscrições, número mais de três vezes maior do que o registrado na seleção de 2022 e que tornou a Ilum uma das faculdades mais procuradas do Brasil, com uma relação de 97,5 candidatos por vaga. Anualmente, são oferecidas 40 vagas a estudantes concluintes do Ensino Médio de todo o Brasil, sendo metade destinada a jovens de escolas públicas.

A formação oferecida pela Ilum Escola de Ciência abre diversas oportunidades no mercado de trabalho. Além da possibilidade de continuar atuando em áreas relacionadas dentro do CNPEM, os bacharéis em Ciência e Tecnologia que se formarão no final de 2024 podem optar por atuar na carreira acadêmica em Física, seguir no mercado relacionado à Biologia Molecular, tornarem-se pesquisadores em empresas públicas ou privadas ou trabalharem nas mais diversas áreas relacionadas à Tecnologia, setor apontado como carente de profissionais qualificados. Pesquisa da Amazon Web Services e Access Partnership revela que empresas no Brasil estão dispostas a pagar 46% a mais a profissionais com habilidades em Inteligência Artificial, por exemplo.

Focadas nas produções dos projetos finais do curso, as estudantes do terceiro ano da Ilum, Vitória Yumi Uetuki Nicoleti e Bárbara da Paixão Perez Rodrigues, pretendem seguir carreira acadêmica, cada uma com uma perspectiva. Vitória pretende atuar em pesquisas multidisciplinares em Neurociência. Sua ideia é, primeiramente, tentar ingressar em alguma universidade fora do Brasil. “Acredito que a Ilum me abriu grandes possibilidades, inclusive lá fora, e me proporcionou desenvolver todo o potencial que preciso.”

Já Bárbara pretende trabalhar com projetos de pesquisa relacionados à Saúde. Ela já buscou informações sobre os Programas de Pós-Graduação da Unicamp, USP e da Faculdade de Ciências da Saúde Albert Einstein. “Eu tive bons retornos desses três laboratórios com boas oportunidades”, conta. E enaltece a proposta multidisciplinar da Ilum, pautada no ensino inovador e na solução de problemas complexos. “Para mim foi realmente muito enriquecedor”.

A jovem, que prestou vestibular para cursar a faculdade de Medicina, mas acabou optando pela Ilum, afirma que a escolha lhe abriu outras possibilidades dentro da área da Saúde, na Biologia Molecular, pesquisando tratamento, cura e mecanismos das doenças. “Se tivesse ido para a Medicina, eu jamais teria contato com cálculo ou quântica, por exemplo. Hoje, isso é muito importante, porque eu olho para um problema da área da Saúde e já começo a raciocinar com soluções que também são da Física e da Matemática e que podem ajudar a resolver esse problema que é da Medicina”, explica.

Sobre o processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo 2025 da Ilum vão de 2 de setembro a 16 de dezembro. O edital já está disponível para consulta no site da Ilum.

A seleção é composta de três fases: manifestação de interesse, por meio do preenchimento de formulário na página da Ilum; nota do Enem, que é confirmada pela Instituição por meio do CPF do candidato; e entrevistas individuais com os 250 candidatos pré-selecionados.

Além do ensino gratuito, os aprovados contam com moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop equipado ao longo de todo o curso. A passagem para chegar à Ilum, de qualquer lugar do Brasil, também é custeada pela Escola.

Sobre a Ilum Escola de Ciência

Com proposta inovadora para formar futuros cientistas, a Ilum Escola de Ciência é uma iniciativa do CNPEM, Organização Social sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sem fins lucrativos e gratuita para os alunos, é financiada pelo Ministério da Educação (MEC) e foi inaugurada em 2021, com início da primeira turma em 2022. A Ilum oferece o curso superior em Ciência e Tecnologia, nível bacharelado, com três anos de duração, em período integral.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS