O prefeito de Indaiatuba Custódio Tavares dias neto (MDB) anunciou a suspensão da aprovação de novos loteamentos e condomínios residenciais por um ano. A medida, válida apenas para novos empreendimentos, tem como principal objetivo permitir que a gestão municipal desenvolva melhorias na mobilidade urbana e infraestrutura, garantindo a qualidade de vida diante do acelerado crescimento populacional da cidade.
Nos últimos anos, Indaiatuba tem vivenciado um intenso processo de expansão. Durante a pandemia, a população aumentou em mais de 20 mil pessoas, impulsionada pela adoção do trabalho remoto e pela busca por melhor qualidade de vida. De acordo com dados do IBGE, a cidade registrou um crescimento de 4,7% no último ano, alcançando 267.796 habitantes em 2024, o maior índice da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A suspensão, que não afeta empreendimentos já em tramitação com certidão de viabilidade, será acompanhada de ações estruturantes nas áreas de trânsito e transportes. A Prefeitura também pretende incorporar novas exigências de contrapartida aos projetos futuros, alinhando-os às demandas urbanas e à sustentabilidade.
A decisão não compromete o acesso a imóveis pela população, já que há grande disponibilidade de lotes sem edificação no mercado. Além disso, empreendimentos habitacionais de interesse social, comerciais e industriais não são afetados pela medida, desde que atendam às exigências legais.
Confira abaixo a reportagem: