Ingestão de produtos de limpeza é a 6ª maior causa de mortalidade infantil no Brasil

O período de férias escolares traz alegria e descanso, e em paralelo, a necessidade de redobrar a atenção com as crianças, que quando não estão passeando ou viajando, se encontram dentro de casa. É justamente no ambiente domiciliar que pequenos descuidos podem gerar acidentes, como no caso de intoxicação.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) mostram que os acidentes mais frequentes envolvem medicamentos, produtos de limpeza e alimentos. Em 2023, foram registradas, entre crianças de até 14 anos de idade, 538 internações hospitalares por remédios, 137 por produtos químicos e 32 por alimentos.

Até mesmo o uso excessivo de produtos como água sanitária durante a limpeza da casa pode causar a inalação do componente pela criança, levando ao fechamento das vias respiratórias e, consequentemente, à intoxicação pelo gás presente na fórmula.

Entre os principais sintomas que ajudam a identificar uma intoxicação estão vômito, dificuldade para respirar, salivação excessiva, mudança na cor dos lábios, confusão mental, sensação de queimação em um dos órgãos e desmaios.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS