Ital inaugura laboratório para desenvolver alimentos do futuro

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.
Ital inaugura laboratório para desenvolver alimentos do futuro
Imagem: Claudio Doretto

O Tropical Food Innovation Lab acaba de ser inaugurado em Campinas e chega para impulsionar a invação na indústria de alimentos da América Latina. O espaço está instalado dentro do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e é fruto de uma parceria público-privada com multinacionais. Os investimentos iniciais são ultrapassam os R$ 10 milhões.

O espaço é um ecossistema de inovação para o desenvolvimento de alimentos e bebidas sustentáveis, com foco na biodiversidade brasileira. Conta com uma infraestrutura de última geração com sistemas de pesquisas, análises e cozinha experimental de ponta, onde empresas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, chefs, mixologistas e outros profissionais, poderão trabalhar juntos na criação de novos produtos. Além disso, também haverá um espaço de interação e coworking para oficinas criativas e apresentações.

Essa é só a primeira fase do projeto que, em um segundo momento, contará com uma unidade de processamento de bebidas. O local vai adicionar recursos complementares às instalações já existentes no Ital.

Imagem: Fernanda Sunega

Durante a inauguração, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, reforçou que o município se consolida como Capital da Inovação de Alimentos: “Com essa iniciativa, Campinas será a capital nacional do food tech. É um grande orgulho saber que daqui sairão alimentos mais sustentáveis e acessíveis para todo o mundo”

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, também esteve no evento e fez questão de ressaltar a importância do investimento em pesquisas, principalmente voltadas para o agronegócio, que representa quase 40% do PIB estadual. “Este laboratório é composto de um seleto grupo de pesquisadores e tem tudo para ser referência mundial”, ressaltou. De acordo com o secretário, o governo do Estado vai investir em pesquisa e inovação para que iniciativas como essa “possam render mais frutos”.

Imagem: Antonio Carriero

O Tropical Food Innovation Lab será o local de excelência na América Latina, onde ciência e negócios se conectam para formular novos alimentos, ingredientes, texturas e sabores que encantem o consumidor. O objetivo é conectar institutos de pesquisa, universidades, empresas, investidores, startups e outras instituições para promover a inovação na alimentação, garantindo boas práticas que preservem a biodiversidade e a sustentabilidade, além do desenvolvimento de alimentos que permitam uma nutrição acessível.

Paulo Silveira, CEO do FoodTech Hub Latam e idealizador do projeto falou das expectativas para Tropical Food Innovation Lab: “O próprio consumidor busca por produtos e empresas que pensem no meio ambiente. Na Europa é uma realidade nos mercados embalagens com informações relevantes sobre o tema e a indústria precisa se adequar”. Ele também ressalta que não sabe qual será o alimento do futuro “mas precisa ser saboroso”, garantiu.

Imagem: Claudio Doretto

Para a diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, “o Tropical Food Innovation Lab é a materialização da visão do Instituto de que o futuro se constrói somando competências e infraestrutura e aplicando conhecimento para gerar inovação e promover o empreendedorismo na área de ciência e tecnologia de alimentos”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS