O incidente aconteceu na noite desta terça-feira, 30, no Jardim São Sebastião, em Hortolândia. A menina precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e o resgate levou cerca de duas horas.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, Élio Lima, a garota teria entrado no bueiro propositalmente. “As próprias amigas dela disseram que ela veio rolando, desceu, entrou porque realmente quis entrar nesse bueiro”. Após ser retirada do local, a adolescente foi levada de ambulância até o Hospital Municipal Mário Covas.
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que populares acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para o resgate da jovem que, por motivos desconhecidos, adentrou um dispositivo de acesso às tubulações das redes de águas pluviais localizado no local citado pela reportagem. Para o correto escoamento da água, este dispositivo fica aberto.
As corporações acionaram técnicos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Secretaria de Serviços Urbanos da Administração Municipal que conhecem todo o sistema da rede para contribuir no resgate da adolescente. Também foram enviados ao local, para suporte psicológico, colaboradores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Segurança.
Durante todo o processo, a Prefeitura ressalta que foram usados procedimentos técnicos dos profissionais. A adolescente foi encaminhada por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Hospital Municipal Mário Covas, onde passou por atendimento e teve alta.
Semanalmente, equipes da Administração Municipal realizam a manutenção e a reforma de bueiros e de todos dispositivos que dão acesso às redes subterrâneas de esgoto e de águas pluviais da cidade. Estas ações contribuem com o correto escoamento da água, evitando enchentes e erosões, além da segurança dos munícipes ao transitar nas calçadas.