Justiça eleitoral alerta para golpe de “falsa convocação de mesários”

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Não consegui justificar, e agora?
Foto: Leandro Ferreira

A Justiça Eleitoral alerta para golpe com falso e-mail sobre convocação de mesários para o segundo turno das eleições municipais.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de SP, as mensagens são falsas e buscam pegar os dados pessoais das vítimas para realizar golpes.

Essa mensagem falsa afirma que haveria uma multa de quase dois mil reais para quem não comparecer e que esse valor seria enviado no IPTU ou contas de energia e água.

A legislação eleitoral prevê multa de R$ 17,56 para a mesária ou o mesário que faltar aos trabalhos eleitorais e não justificar sua ausência, podendo ser aumentada em até 10 vezes, de acordo com a situação econômica da cidadã ou cidadão.

A convocação dos mesários para as eleições municipais de 2024 terminou em agosto. No 1º turno, a Justiça Eleitoral paulista contou com mais de 400 mil mesários em todo o estado. No domingo, 27, data do 2º turno, mais de 200 mil mesários estão convocados.

Caso a pessoa tenha recebido o e-mail falso, a justiça eleitoral orienta a não clicar em nenhum dos links disponíveis.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS