RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Laboratório Municipal de Campinas será modernizado e ampliará capacidade para 5 milhões de exames por ano

Foto: Arquivo / PMC

A partir do dia 23 de abril, o Laboratório Municipal de Campinas passará por um processo de modernização em seu parque tecnológico. Com a troca dos equipamentos, a unidade do SUS ampliará sua capacidade anual de exames de 4 para 5 milhões e reduzirá significativamente o tempo de processamento das amostras, de nove para apenas duas horas.

Além de aumentar a produtividade e a agilidade nos diagnósticos, a modernização trará benefícios tanto para os usuários quanto para os profissionais da saúde. “Um diferencial é que a nova tecnologia permite analisar a qualidade da amostra coletada e identificar eventuais interferências no resultado”, explicou a diretora de Saúde de Campinas, Mônica Macedo Nunes.

Os novos equipamentos são comparáveis aos utilizados em instituições de excelência como os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e os laboratórios da rede Fleury, sendo referência em inovação e precisão.

Etapas do processo de transição

Para viabilizar a troca de maquinário, será necessário interromper temporariamente alguns serviços. No dia 17 de abril, não haverá coleta de exames em nenhum centro de saúde da cidade devido à substituição do gerador principal do laboratório.

Entre os dias 22 e 25 de abril e de 28 a 30 de abril, será realizada a coleta de todas as amostras (urgência e rotina) para 174 tipos de exames, o que representa 67% do total ofertado. Já os outros 86 exames serão coletados apenas em casos de urgência, conforme plano de contingência adotado para priorizar situações mais graves.

Entre os exames que terão coletas limitadas a casos urgentes estão cortisol, fósforo, colesterol total e frações, e hemoglobina glicada. Por outro lado, exames como hemograma, urocultura, secreção vaginal e cultura de fezes continuarão sendo colhidos normalmente.

A diretora Mônica Nunes reforçou que exames essenciais não serão interrompidos. “As gestantes e os testes relacionados a doenças de notificação compulsória seguirão sendo atendidos normalmente, assim como os hemogramas, fundamentais para o monitoramento de doenças como a dengue.”

A retomada integral dos serviços será feita de forma escalonada entre os dias 5 de maio e 20 de junho, seguindo protocolos técnicos específicos para garantir a qualidade e segurança das análises.

Referência em saúde pública

Inaugurado em 1990, o Laboratório Municipal de Campinas está localizado no Complexo Hospitalar Ouro Verde e é considerado um dos três maiores laboratórios públicos da América Latina. A unidade atende a 120 serviços da rede municipal, sendo peça-chave na estrutura de saúde pública da cidade.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.