Menino de 5 anos morre após suspeita de picada em condomínio no interior de SP

Uma criança de 5 anos morreu em Sumaré após ter 12 paradas cardiorrespiratórias no Hospital da cidade. O menino foi supostamente picado por um animal peçonhento no estacionamento do Condomínio Portal Campo dos Hibiscos onde ele morava.

Créditos: NILSÃO/LIVE PAULÍNIA

Segundo informações da família, ele estava brincando no parquinho do prédio e ao seguir para o apartamento com a mãe, pisou em alguma coisa. Inicialmente a mãe pensou ser uma pedra, mas o pé do menino ficou roxo e a família levou o garoto para o Hospital.

O menino chegou a tomar um soro antiescorpiônico, apesar de não haver confirmação da espécie e tipo de animal que o pico. O garoto foi internado na segunda-feira, 16, e faleceu na manhã de terça, 17.

A família aponta que em frente ao condomínio há uma área verde com mato alto, o que pode ser o motivo de presença de animais peçonhentos no local. Vários escorpiões já foram encontrados por moradores que pedem providências.

O QUE DIZ O HOSPITAL

A direção do Hospital Estadual Sumaré esclarece que o paciente foi internado na unidade às 22 horas do dia 15/01, trazido pela mãe com a suspeita de picada de escorpião sem prova da espécie.

A criança foi atendida pela equipe pediátrica de plantão com procedimentos de emergência, inclusive uso de soro específico, mas quadro clínico se agravou no decorrer da internação e o paciente foi a óbito no dia 16/01. O IML está avaliando causa da morte.

A Secretaria de Saúde do Estado e o Hospital Estadual de Sumaré lamentaram o falecimento do paciente, que chegou à unidade com suspeita de picada de escorpião, sem prova da espécie.

“Embora todos os esforços tenham sido realizados pela equipe pediátrica de plantão, inclusive com aplicação de soro antiescorpiônico, infelizmente, foi a óbito. a causa da morte está sendo investigada pelo Instituto Médico Legal (IML).

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Sumaré foi contatada pelo Jornalismo da Thathi Record e informou que realiza a manutenção e roçagem rotineira de todas as áreas públicas, porém, com a alta quantidade de chuvas neste mês, o mato cresce em uma velocidade maior do que o habitual.

A dedetização da cidade ocorre diariamente, porém, é importante que os locais particulares, como o condomínio em questão, estejam com a dedetização preventiva em dia, para evitar acidentes como este.

Também é importante frisar que nos fundos deste condomínio há uma área de preservação permanente, determinada pela justiça. as denúncias e solicitações devem ser feitas pelo canal 156.

Não há protocolos em aberto registrados no setor de zoonoses. a prefeitura se solidariza com a família da criança e reafirma seu compromisso com a saúde pública e qualidade de vida.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS