Um menino de 6 anos foi encontrado desacordado dentro de um carro com os vidros fechados na manhã desta sexta-feira (7), em um posto de combustíveis na Rodovia Municipal dos Andradas, em Valinhos. Segundo a Polícia Militar, a criança teria sido esquecida no veículo pela mãe, que foi consumir bebidas alcoólicas perto do local.
A PM foi acionada após uma denúncia e, ao chegar no posto, um dos policiais tentou acordar o menino, sem sucesso. Durante a abordagem, os agentes localizaram a mãe da criança consumindo bebidas alcoólicas junto a outras pessoas nas proximidades.
Criança foi levada para atendimento médico
De acordo com a Prefeitura de Valinhos, o menino foi socorrido pela PM e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) materno-infantil, onde passou por exames. Segundo o boletim de ocorrência, a criança demorou a despertar e apresentava sinais de desidratação, desnutrição e falta de higiene. Uma médica relatou que o menino estava “mal cuidado e sujo”.
Após receber atendimento médico, o Conselho Tutelar foi acionado e encaminhou a criança para a Casa da Criança e do Adolescente, onde ela ficará sob cuidados até que medidas protetivas sejam definidas. O caso foi registrado como perigo para a vida ou saúde de outrem e maus-tratos na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Valinhos.
Histórico de negligência
O caso não é isolado. Conforme registrado no boletim de ocorrência, o local onde o menino foi encontrado é conhecido como ponto de drogas. Além disso, o policial que atendeu a ocorrência informou que essa não foi a primeira vez que precisou intervir em uma situação envolvendo a mãe e a criança.
Em uma ocorrência anterior, a mulher teria saído de casa por volta das 22h de um domingo, pedindo a um vizinho que cuidasse do filho enquanto ela ia comprar cigarro. No entanto, ela só retornou às 16h do dia seguinte, demonstrando, mais uma vez, descaso com o bem-estar da criança.
O caso segue em investigação, e o Conselho Tutelar acompanha a situação para garantir a proteção da criança e avaliar possíveis medidas legais contra a responsável.