Mercado Municipal de Campinas completa 116 anos: prédio está sendo restaurado

Prédio centenário passa por obras de revitalização e a previsão é que local totalmente restaurado seja entregue até o final do ano.
Foto: João Victor Nunes

O Mercado Municipal de Campinas completa 116 anos de história e prédio está sento totalmente revitalizado.

As obras começaram em julho do ano passado e a expectativa de conclusão é é que o prédio totalmente restaurado seja entregue até o final do ano.

Entre as obras estão a construção de um mezanino em estrutura metálica, elevadores e banheiros na parte interna do prédio.

Ao longo desses 116 ano, o local já passou por várias reformas e pequenos ajustes. Mas essa, é a primeira obra de impacto com intervenções na parte elétrica e hidráulica, além de atualização arquitetônica do edifício.

O investimento total é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões de convênio com o ministério do turismo, e o restante, verba municipal.

História

O Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. O edifício segue estilo neomouristico, construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense, funcionava no início do século 20 como entreposto de açúcar da Estrada de Ferro Funilense que ia até o Porto de Santos.

Na lateral do Mercado Municipal de Campinas, onde estão instaladas atualmente as peixarias, funcionava a plataforma de embarque da Estação Carlos Botelho, onde o trem parava para embarcar as sacas, no local também circulava charretes e os bondes que traziam homens e mulheres vestidos de forma elegantes se tornando um um ponto de “footing” da cidade, foi um dos primeiros pontos do comércio de Campinas e também por um longo período, local de encontro da elite artística e intelectual da cidade.

Em 1982 o prédio foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo), em 1995, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). No ano de 1996 suas características originais foram recuperadas por uma nova reforma.
Em 2005 sofreu nova reforma no telhado e boxes, seu telhado sua fachada pintada em 2005 e as platibandas padronizadas tornando um cartão postal e uma das 7 maravilhas de Campinas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS