Monte Mor está em estado de alerta após registrar um volume de 176 mm de chuva nas últimas 48 horas, o maior acumulado do estado de São Paulo no período. A forte enxurrada alagou diversos bairros, deixando centenas de moradores ilhados e obrigando muitas famílias a deixarem suas casas. Além disso, foram registradas quedas de árvores e novos pontos de alagamento ao longo da madrugada.
Bairros afetados e impactos da chuva
Os bairros mais atingidos pelos alagamentos e inundações são Vila Farid Kalil, Condomínio Residencial Pontim, Jardim Progresso, Jardim Capoavinha, Chácara Miracatu e a região central da cidade. O volume de chuvas registrado apenas nas últimas 12 horas chegou a 82 mm, agravando a situação e elevando ainda mais o nível do Rio Capivari, que já está com 4,5 metros de altura – três metros acima do normal.
Monte Mor lidera ranking de chuvas no estado
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Monte Mor foi o município que mais registrou chuvas no estado de São Paulo. Os maiores acumulados foram:
- Monte Mor (Parque Imperial) – 176 mm
- Monte Mor (Santa Cruz) – 171 mm
- Monte Mor (Rodovia Cônego C.S. Pires) – 112 mm
- Cabreúva (Centro) – 104 mm
- Jundiaí (Jardim Santa Gertrudes) – 96 mm
- Elias Fausto (Centro) – 92 mm
- Hortolândia (Jardim Santa Esmeralda) – 91 mm
Outras cidades da região também registraram volumes significativos, mas Monte Mor concentra os principais impactos das chuvas.
Resgate e assistência às famílias
Desde a madrugada, equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, acompanhado de o prefeito Murilo Rinaldo, estão nas ruas monitorando a situação e auxiliando os moradores. Até o momento, mais de 250 famílias já precisaram deixar suas casas devido às inundações, e esse número pode chegar a 400.
A prefeitura disponibilizou três caminhões para ajudar no transporte de famílias e seus pertences. Enquanto algumas pessoas foram acolhidas por parentes, outras estão sendo encaminhadas para abrigos montados em escolas municipais e no ginásio de esportes da cidade. Além do espaço, a prefeitura está fornecendo alimentação para os desabrigados.



