Segundo os moradores, a estrutura apresenta vazamentos visíveis e está inclinada, o que aumenta o medo de uma possível queda. Imagens enviadas à reportagem mostram a situação da caixa d’água, considerada por eles um risco constante à segurança.
De acordo com os relatos, a Defesa Civil já realizou diversas vistorias ao longo dos últimos meses. Em uma delas, foi estabelecido um prazo de 90 dias para que o problema fosse resolvido. Um rateio chegou a ser feito entre os moradores para a realização dos reparos, porém, quase cinco meses depois, a situação continua sem solução definitiva.
Ainda conforme os moradores, uma caixa d’água menor foi instalada de forma provisória enquanto a principal passava por reforma. No entanto, essa estrutura menor também apresentou vazamentos e acabou sendo desativada. A administração do condomínio voltou a utilizar a caixa maior, mesmo após a reforma, mas os problemas persistiram.
Outro problema apontado é a interrupção no fornecimento de água. Segundo os moradores, quando a água acaba e as reclamações aumentam, a caixa é religada e o abastecimento retorna, o que dificulta até mesmo o registro oficial da falha.
Os moradores também reclamam da falta de transparência em relação ao laudo da Defesa Civil. Eles afirmam que nunca tiveram acesso ao documento e que apenas o síndico teria recebido as informações repassadas pelos técnicos.
Em nota, a Prefeitura de Sumaré informou que a administração do Condomínio Serra Negra, localizado na região do Matão, entrou com pedido no Setor de Fiscalização da Prefeitura após constatar uma anomalia na caixa d’ água do condomínio.
O órgão acionou a Defesa Civil do município, que prontamente atendeu ao chamado.
Agentes da Defesa Civil estiveram no local para realizar uma avaliação técnica. Após a vistoria, foram emitidas orientações técnicas específicas e determinadas as medidas corretivas necessárias aos responsáveis pela administração do condomínio.







