Uma infestação de escorpiões tem gerado preocupação aos moradores do Jardim São Judas Tadeu, em Sumaré. Só uma dona de casa, encontrou mais de 30 escorpiões dentro do quarto. Ela descobriu um ninho atrás do guarda-roupa.
“Na epoca deu uma chuva e lá atrás do guarda-roupa eles fizeram um ninho, mas a gente não sabia que tinha, só aparecia assim… um por um.” Afirma a aposentada Risodal.
Ela foi picada pelo animal, assim como outra moradora, a Janete, que foi picada há 20 dias, na região da mão.
“Dói muito, ficou dormente meu braço uns dois dias.” Diz ela.
Com medo, algumas pessoas compraram um galo para espantar os animais peçonhentos.
“Teve que arrumar o galo por causa dos escorpiões, porque não tava vencendo. Minha vó tinha um vidrinho cheio de escorpião.” Conta a Letícia.
A prefeitura já foi acionada, mas segundo os moradores, até agora o problema não foi resolvido. O Marcos, que mora no bairro, afirma que a Vigilância Sanitária já foi até o local, mas a situação continua a mesma. O filho pequeno dele, chegou a encontrar um escorpião quanto tomava banho. Marcos conseguiu matar o bicho mas teme que o pior aconteça.
“O medo é grande porque se picar é complicado, porque às vezes a criança não sabe dizer o que foi, e acaba acontecendo o pior.” Diz ele.
Os moradores suspeitam que os escorpiões venham pelo esgoto. Muitos relatam usar venenos e outros produtos químicos na tentativa de espantar os animais e alertam para o cuidado de sempre manter os ralos fechados.