Motocicleta com mais de meio milhão em multas é apreendida em Campinas

Motocicleta com mais de meio milhão em multas é apreendida em Campinas
Crédito: Divulgação/Emdec

Uma motocicleta CG Fan 160 com histórico de mais de 2 mil infrações e débitos de mais de meio milhão em multas (R$ 514,6 mil) foi apreendida durante uma operação de trânsito em Campinas. A apreensão aconteceu durante fiscalização da Guarda Municipal em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

A apreensão foi realizada pela equipe do Canil da Guarda Municipal na avenida John Boyd Dunlop, altura da rua Cadete João Teixeira, na Vila Teixeira. O condutor, menor de idade, foi encaminhado ao Distrito Policial, indiciado e liberado. A motocicleta foi retida para perícia técnica, pois apresentava numeração do chassi suprimida e adulterada.  

O comportamento de risco do motociclista, que cometeu infrações sequenciais por avanço semafórico, foi identificado pelos agentes da mobilidade urbana da Emdec no dia 28 de dezembro, na Vila Industrial.

As equipes da Emdec levantaram, então, o histórico do veículo e identificaram 2.098 infrações. A placa foi registrada no sistema para emissão de alerta a partir das câmeras dos equipamentos de fiscalização eletrônica.  

Na operação integrada de inteligência, câmeras de monitoramento flagram veículos que cometem infrações recorrentes, identificados pelo banco de dados da Emdec. A informação é compartilhada com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e a apreensão.   

Blitz resulta em 58 autuações 

Em outra frente de atuação, a Emdec promove operações de fiscalização, integradas com as forças de segurança. O objetivo principal é ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco.  

Na tarde desta quinta-feira, 4, a blitz ocorreu na avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli, altura do viaduto Miguel Vicente Cury, envolvendo a Emdec e a Guarda Municipal. Foram 41 abordagens (36 motocicletas, três carros e dois veículos de carga) e 58 autuações no total, todas aplicadas a condutores de motocicletas. Treze motocicletas foram recolhidas ao Pátio Municipal.  

Entre janeiro e o início de dezembro de 2023, foram computadas 129 operações de fiscalização integradas, em parceria com a Guarda Municipal (GM), Polícias Civil, Militar e Rodoviária e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPTran/PMESP), que resultaram em mais de 3,7 mil autuações.  

As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.  

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS