Motoristas do transporte público de Campinas recebem aulas de vocabulário básico de libras. Cerca de 30 profissionais foram beneficiados com o curso.
Nessa quarta-feira, 29, o alfabeto, numerais e o vocabulário básico da Língua Brasileira de Sinais(Libras), foram apresentados em um treinamento na sede da Emdec pelo Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente(Cais).
O treinamento foi coordenado pela pedadoga especialista, Cibele Lona, que explicou a falta de comunicação. “O objetivo é melhorar e otimizar esta comunicação com o surdocego. Para receber dentro do ônibus, orientar, informar sobre o cartão e pontos de ônibus. Dar algumas referências básicas para que o motorista consiga entender o que ele está solicitando e atender a esta demanda”, explicou Cibele.
É importante estar que os surdocegos, usam uma bengala vermelha e branca. Pessoas com baixa visão utilizam bengalas verdes, e quem teve perda total de visão fica com bengalas brancas.
Desde março, em uma série de intervenções estão sendo feitas pela Emdec e Cais. Como mudanças em itinerário para facilitar o embarque, revitalização de sinalização, rampas de acessibilidade e implantação de lombada.