Motoristas por aplicativo fazem paralisação no interior de São Paulo

Isabela Reis (sob supervisão)
Isabela Reis (sob supervisão)
21 anos, estudante de Jornalismo na Puc Campinas

Em Campinas, motoristas por aplicativo organizaram uma manifestação que ocorreu a partir das 9h desta terça-feira 26. Com saída do Estádio Moisés Lucarelli, com carreata até o Largo do Rosário.

Trabalhadores desta categoria de todo país, anunciaram uma manifestação nacional para o mesmo dia, para protestar o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/24, de autoria do governo Lula, que regulamenta o ofício dos motoristas que atuam especificamente no transporte de passageiro.

Segundo o governo, a ideia é manter os integrantes da categoria como trabalhadores autônomos, mas garantir alguns direitos, como os benefícios do INSS. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há ao menos, 704 mil motoristas na categotia que serão afetados pela mudança.

O Executivo também propõe a obrigação das empresas informarem aos trabalhadores sobre os critérios para a oferta de viagens, pontuação, bloqueio, suspensão e exclusão da plataforma “em linguagem clara e de simples entendimento”.

Além disso, as empresas serão obrigadas a informar os critérios que compõem o valor da remuneração do motorista, detalhando, em relatório mensal, por exemplo, o valor médio da hora trabalhada e sua comparação com a remuneração mínima estabelecida na lei.

*Supervisão Ettore Melatto

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS