Uma mulher de 37 anos, moradora do bairro Satélite Íris, procurou socorro no 11º Distrito Policial de Campinas nesta terça-feira (1º), após ser violentamente agredida pelo companheiro. Com hematomas no rosto e suspeita de fratura no joelho, ela relatou um histórico de ameaças e agressões que já durava ao menos três meses.
Ao receber o pedido de ajuda, os policiais civis do 11º DP, localizado no Jardim Ipaussurama, iniciaram uma operação para localizar o suspeito, um homem de 22 anos. Ele foi preso em flagrante e autuado pelos crimes de lesão corporal, ameaça e perseguição, com base na Lei Maria da Penha.
De acordo com o delegado Sandro Jonasson, titular da unidade, a vítima revelou que não havia registrado ocorrência anteriormente por medo das represálias. Um dos fatores que a impedia de denunciar era a alegação do companheiro de fazer parte de uma facção criminosa. Em um dos episódios mais graves, o homem chegou a encostar uma faca em seu pescoço, reforçando o clima de terror vivido pela mulher dentro de casa.
Após a prisão, o agressor foi encaminhado à cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas, onde deve aguardar audiência de custódia marcada para esta quarta-feira (2). O delegado informou que já solicitou à Justiça a conversão da prisão em flagrante para preventiva, com o objetivo de garantir a segurança da vítima.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia em casos de violência doméstica, e lembra que o sigilo é garantido. Casos como esse podem ser comunicados pelo telefone 180 ou diretamente nas delegacias da mulher e unidades da Polícia Civil em todo o estado.