Uma mulher caiu em um golpe ao tentar recuperar o animal de estimação pagando pelo resgate da própria cachorra, em Várzea Paulista, na segunda-feira 01. O golpista encontrou a vítima pelas redes sociais após ela divulgar um anúncio sobre o desaparecimento da cachorra.
O suspeito se passou por alguém que aparentemente tinha informações privilegiadas da vítima. Fez ameaças e pediu um valor para a cachorra ser devolvida. A dona fez o pagamento por pix e o golpista disse que estaria errado o valor, assim, influenciando ela fazer novamente a transição.
A vítima teve um prejuízo de R$1.200 ao realizar um pix para o suspeito que supostamente estaria com o animal. A cachorra desapareceu domingo, 31, durante a noite.
A família começou a fazer buscas e divulgar nas redes sociais. No dia seguinte, algumas páginas da região ajudaram na divulgação sobre o desaparecimento. Segundo a vítima, houve uma grande repercussão e nisso uma pessoa não identificada ligou e começou a fazer ameaças.
Imagem: Arquivo pessoal
Com todas essas ameaças, a vítima acabou ficando no prejuízo e não teve nada do que foi prometido. Por sorte, o cachorro foi localizado por uma vizinha.
A advogada especialista em direito digital, Christiany Pegorari Conte, explica que esse golpe é bem comum e que os golpistas usam de informações que estão em redes sociais, e usam para ter alguma vantagem. As principais dicas são tomar cuidado com informações postadas, identificação de familiares, localização, utilizar os recursos de segurança nas redes sociais.
*Supervisão João Victor Dias Nunes