RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

No dia do vira-lata, Dpbea lembra a importância da adoção responsável

Crédito: Rogério Capela
Crédito: Rogério Capela

Conhecidos como vira-latas, os cães e gatos Sem Raça Definida (SRD) têm um dia só deles. A data é comemorada em 31 de julho. O vira-lata é o cão ou gato que possui uma combinação genética exclusiva, ou seja, é fruto do cruzamento de diversas raças. Apesar de ser crime, muitos destes animais são abandonados, moram nas ruas e precisam de um lar. Em Campinas, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea) incentiva a adoção responsável e possui vários cães e gatos prontos para serem adotados.

Os animais recolhidos pelo Samu Animal e levados ao Dpbea são tratados, vermifugados, castrados, microchipados e ficam disponíveis para adoção pelo Portal Animal Campinas https://portalanimal.campinas.sp.gov.br , que continua sendo o principal caminho para quem quer adotar.

Outra opção são as feiras de adoção. No mês de agosto, vão acontecer duas edições na Lagoa do Taquaral – dias 11 e 25 – no porão 1 do Parque.

Critérios

O objetivo das feiras é estimular o acolhimento desses animais sob a guarda da Dpbea pela população. Os interessados em adotar passam por entrevista e, no momento de levar o animal, é importante que tenham coleira, guia para os cães e caixa de transporte para os gatos.

Além disso, os tutores devem ser maiores de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. Abrigados pelo órgão, atualmente são mais de trezentos animais que esperam uma chance de conseguir um lar, cuidados e amor.

A história de Paçoca

Paçoca, o novo cãozinho mascote do Dpbea, é filho de Flan, uma cachorra SRD, que estava machucada e foi resgatada pelo Samu Animal, em março deste ano, na Vila Padre Anchieta, distrito de Nova Aparecida.

Quando foi encontrada, estava com dez filhotes bastante debilitados. Destes, oito sobreviveram. A Flan e alguns de seus filhotes (com exceção de Paçoca) estão castrados e disponíveis para adoção.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.