O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a suspender o pagamento de benefícios nos casos em que ocorre a morte de pessoas homônimas. Essa medida, segundo o órgão, é uma forma de prevenção contra possíveis fraudes.
A razão pela qual o INSS realiza essa suspensão é para evitar que pagamentos de benefícios continuem sendo efetuados de maneira indevida após o falecimento do segurado. No entanto, isso não significa que o benefício será cortado definitivamente, o próprio segurado pode fazer a reativação pelo aplicativo do INSS ou pelo telefone 135.
Se necessário, será solicitada a apresentação da documentação exigida pelo órgão, a fim de confirmar a situação de homonímia.
É importante ressaltar que a possibilidade de o benefício ser cancelado é rara e ocorre somente após uma verificação mais detalhada, quando se identifica que o óbito se refere a alguém com nome, CPF, nome dos pais, data de nascimento e outros dados idênticos.
Essas informações não se restringem apenas aos cartórios, uma vez que o INSS também integra seus dados com outras bases governamentais.
- Como pedir a reativação do benefício pelo aplicativo:
Acesse o Meu INSS com login e senha da plataforma Gov.br;
Busque a alternativa “Novo pedido”;
Selecione a opção “Novo requerimento”;
Em seguida, acesse “Atualizações para manutenção do benefício”;
Depois, clique em “Reativar benefício”;
Selecione o benefício que deseja ativar;
Verifique os dados e, se estiver tudo certo, apertar “Avançar”;
Preencha as informações requisitadas e concluir o pedido.