O projeto da Central de Tratamento de Resíduos Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) recebeu nesta quarta-feira, 27, o certificado de alinhamento com os princípios da economia circular e empreendimento de baixo carbono concedido pela União Europeia por meio da LCBA (Low Carbon Business Action).
Após avaliação técnica, a entidade europeia concluiu que o empreendimento projetado para transformar resíduos em energia elétrica na região assumirá grande importância na redução dos gases de efeito estufa produzidos pelos aterros sanitários.
O evento aconteceu no anfiteatro da prefeitura de Nova Odessa, com a presença do presidente da LCBA no Brasil, Carlos Vinícius Gnann, prefeitos e outras autoridades da região.
Com o certificado, o Consimares terá o direito de utilizar o selo de projeto impulsionado pela LCBA, criado pela União Europeia para apoiar projetos de baixa emissão de carbono e de transição energética para enfrentar as mudanças climáticas, o que amplia a credibilidade do empreendimento diante da sociedade, poder público, setor privado, judiciário, dentre outros.