Uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) desmantelou um esquema industrial de falsificação de cervejas que atuava em seis locais diferentes. A operação, que contou com a participação de policiais da 1ª Delegacia DIG (Antipirataria), cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Rio das Pedras, Piracicaba, e Limeira.
Nove presos e mais de 10 milhões de itens apreendidos
Durante a operação, nove pessoas foram presas por operacionalizar a produção de cervejas falsificadas. Os policiais também apreenderam mais de 10 milhões de itens, incluindo garrafas, tampas e rótulos.
Esquema de falsificação
O esquema de falsificação utilizava produtos engarrafados de marcas de menor preço e substituía os rótulos e tampas originais por logomarcas de cervejas de maior valor agregado. A organização contava com uma estrutura para realizar as fraudes, que incluíam a produção e comercialização das cervejas falsificadas.
Crimes investigados
Os detidos respondem por associação criminosa, crime contra a propriedade industrial e contra a saúde pública. A operação é mais um exemplo da atuação da polícia para combater a falsificação de produtos e proteger a saúde pública.