Começou nesta quarta-feira, 01, a campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul.
Essa importante iniciativa é direcionada a homens com 50 anos de idade ou mais, bem como àqueles que têm entre 45 e 50 anos e possuem casos da doença entre familiares de primeiro grau.
No município de Limeira, a campanha é realizada graças a uma parceria entre a prefeitura da cidade, o Fundo Social, a Alicc, a Santa Casa e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Para participar, os homens que se enquadram nessa faixa etária podem simplesmente dirigir-se ao Laboratório Municipal ou à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).
O exame consiste na coleta de uma pequena amostra de sangue. O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, durante o período da campanha, que se estende até o dia 30 de novembro. É importante ressaltar que não é necessário possuir um pedido médico ou fazer um agendamento prévio para realizar o procedimento.
Os interessados precisam apenas procurar a equipe de enfermagem das unidades de saúde e apresentar um documento de identificação com foto, e o Cartão SUS.
A Secretaria de Saúde ressalta que, para realizar o exame de PSA, é importante seguir um rigoroso preparo. Abaixo, estão listadas todas as recomendações a serem seguidas:
- Evitar exercícios físicos ou andar de bicicleta nos dois dias que antecedem o exame;
- Abster-se de relações sexuais nos dois dias antes da coleta;
- Aguardar um período de quatro dias, caso o paciente tenha realizado exame médico de toque retal ou sondagem uretral;
- Após uma colonoscopia, é necessário aguardar pelo menos 15 dias;
- Após uma biópsia de próstata, é recomendado esperar 30 dias antes de fazer o exame de PSA.
A campanha do Novembro Azul é uma oportunidade valiosa para que os homens possam cuidar de sua saúde e prevenir o câncer de próstata, uma doença que, quando diagnosticada precocemente, oferece maiores chances de tratamento eficaz e recuperação. Não deixe de participar e fazer a sua parte na luta pela saúde masculina.