RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Obras antienchentes no Centro de Campinas mudam itinerários de 11 linhas de ônibus

Medida é necessária para nova etapa de construção de "piscinão"; 30 mil passageiros são impactados diariamente

Linhas deixam de circular e atender pontos da Álvares Machado, na lateral do Mercadão
Foto: Divulgação/Emdec

A partir desta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, os pontos de ônibus localizados na Rua Álvares Machado, no Centro de Campinas, serão desativados. A mudança, feita pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec), é necessária para permitir uma nova etapa das obras de um reservatório antienchentes na região. O trecho afetado fica entre a Avenida Benjamin Constant e a Praça Dr. Carlos Botelho.

No total, 11 linhas de ônibus terão seus trajetos ou pontos de parada alterados. São elas: 171, 219, 220, 240, 249, 348, 362, 375, 377, 382 e 395. Juntas, essas linhas transportaram cerca de 30 mil passageiros por dia útil no mês de setembro.

Novos Trajetos e Pontos de Parada

As linhas foram remanejadas para ruas do entorno, como a José Paulino e a Avenida Senador Saraiva, na região do Mercadão. Por exemplo:

  • As linhas 171 e 382 (sentido Campinas Shopping) e outras seguirão pela José Paulino, com um novo ponto entre as ruas Marechal Deodoro e Jorge Miranda.
  • A linha 240 (sentido Jardim Garcia) seguirá direto pela Benjamin Constant.
  • A linha 362 (sentido Rodoviária) ganhará novos pontos na João Penido Burnier e na Marquês de Três Rios.

Agentes da Emdec estão no local até sexta-feira, 25 de outubro, para orientar os passageiros e distribuir folhetos informativos.

Razão das Obras

A desativação dos pontos é para a construção do Reservatório RS1, um “piscinão” subterrâneo que vai armazenar 80 milhões de litros de água da chuva. O objetivo da obra, que começou em setembro, é reduzir os alagamentos na região central da cidade.

Os usuários podem consultar os novos itinerários no site da Emdec (portal.emdec.com.br/consultalinha) ou por meio de aplicativos como Cittamobi e Moovit. Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone 118 ou pelo WhatsApp (19) 3731-2910.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS