Nesta segunda-feira, 30 a Polícia Federal prendeu um dos procurados pela Operação Concierge, em Campinas. O empresário, ao perceber a chegada dos policiais, tentou fugir se escondendo na mata atrás de um condomínio em Votorantim, SP onde estava.
A operação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa envolvida em transações financeiras por meio de bancos digitais não autorizados pelo Banco Central. De acordo com a Polícia Federal, esses bancos eram usados para abrir contas “bolsões”, que operavam fora do alcance do sistema financeiro oficial.
Os investigados também utilizavam empresas de fachada para lavar dinheiro e realizar pagamentos relacionados a atividades ilícitas. Até o momento, foram emitidos 10 mandados de prisão preventiva e 7 de prisão temporária, além de 60 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
As autoridades bloquearam as atividades de 194 empresas ligadas ao grupo e congelaram cerca de R$ 850 milhões em contas associadas aos investigados. A operação teve início em 28 de agosto e um dos alvos da investigação ainda está foragido.