Uma grande operação conjunta do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público e do BAEP (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 30, na região de Sousas, em Campinas. A ação, batizada de “Off White”, tem como objetivo desarticular esquemas de lavagem de dinheiro movidos pelo tráfico de drogas.
Leia também:
- VÍDEO: Criminoso é flagrado furtando celular de idosos na região do DIC, em Campinas
- VÍDEO: Funcionário é arremessado ao chão após asfalto ceder e abrir cratera na Barão de Jaguara
- Homem é executado a tiros em via pública do Jardim Aeronave, em Campinas
Entre os investigados estão integrantes de alto escalão do PCC (Primeiro Comando da Capital), empresários, agiotas, influenciadores digitais e dois dos maiores traficantes de drogas do Brasil. A investigação, que teve início a partir de operações anteriores como “Linha Vermelha” e “Pronta Resposta”, revelou sólidas conexões e transações financeiras entre criminosos e o setor empresarial para ocultar a origem ilícita do dinheiro.
De acordo com o GAECO, o grupo criminoso mesclava valores provenientes do tráfico com recursos de negócios legais há anos. Com as desavenças internas e as operações policiais, os investigados teriam acelerado transações imobiliárias e financeiras para dissipar e ocultar o patrimônio.
O Juiz da 4ª Vara Criminal de Campinas, Dr. Caio Ventosa Chaves, acatou os pedidos do Ministério Público e expediu 9 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. A Justiça determinou ainda o bloqueio de 12 imóveis de alto padrão e de valores em contas bancárias. As investigações continuam para apurar a extensão total do esquema.







