A Polícia Civil deflagrou uma operação, nesta segunda-feira, 15, para desarticular uma associação criminosa suspeita de roubo majorado, extorsão e lavagem de dinheiro usando criptomoedas. A ação, batizada de “Cryptonita”, cumpre nove mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão, além de bloquear ativos financeiros dos investigados.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso invadiu um escritório comercial se passando por uma equipe de manutenção. No local, armados, eles renderam a vítima, restringiram sua liberdade e a coagiriam a transferir cerca de R$ 300 mil em Bitcoins. O carro e outros bens da vítima também teriam sido levados.
A análise técnica do rastro financeiro deixado na blockchain permitiu que os investigadores rastreassem o dinheiro até contas em uma corretora de criptomoedas. Esse caminho levou à identificação tanto dos executores do roubo quanto das pessoas que movimentaram os valores supostamente ilícitos.
A operação é realizada pelo 1º DP de Indaiatuba, com apoio do GOE (Grupo de Operações Especiais) e de outras unidades policiais.



