A Polícia Civil de Americana deflagrou a Operação “Octano” na manhã desta quarta-feira, 5, em Sumaré. A ação, realizada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais), visava combater a comercialização e o armazenamento irregular de combustíveis na cidade.
A investigação começou após uma denúncia anônima que apontava que um estabelecimento comercial estava adulterando e armazenando óleo diesel de forma irregular, possuindo um tanque sem a autorização dos órgãos competentes e em condições precárias de segurança, com risco iminente de explosão.
Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos pelo proprietário, que apresentou a documentação do estabelecimento. A perícia foi acionada e constatou que, embora as instalações do tanque cumprissem algumas exigências legais, não havia nenhuma autorização da CETESB, ANP ou INMETRO para aquele tipo de operação.
Diante das irregularidades, o proprietário foi conduzido à delegacia e preso em flagrante por crime ambiental. Ele teve a fiança arbitrada e foi liberado após o pagamento. O caso será investigado e o estabelecimento foi interditado.



