A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira, 6, dois mandados de busca e apreensão em Campinas e um no município de Cosmópolis, na Região Metropolitana (RMC), como parte da Operação Venalis, deflagrada para desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico internacional de drogas.
Os alvos na circunscrição da Delegacia de Polícia Federal em Campinas fazem parte dos 18 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Nesta fase da operação, também foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva em diversos estados do país.
A ação contou com o apoio de cerca de 70 policiais federais, além da Força Tática da Polícia Militar de Mato Grosso. Os mandados foram distribuídos pelos estados de Mato Grosso, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba.
De acordo com a PF, os investigados atuavam em diversas funções dentro da organização criminosa — como laranjas, transportadores, intermediadores e traficantes. O grupo usava veículos de passeio no transporte das drogas, que vinham da Bolívia e do Peru, passando por Mato Grosso e sendo distribuídas para estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e outros da região Nordeste.
Além das prisões e buscas, foram autorizados bloqueios de contas bancárias de integrantes e empresas ligadas ao grupo, além da quebra dos sigilos bancário, fiscal e financeiro dos investigados.
A operação recebeu o nome “Venalis”, termo em latim que remete à ideia de algo corrompido ou sujeito à venda — em alusão à atuação dos criminosos na estrutura do tráfico internacional de entorpecentes.







