Diversos desmanches foram desmantelados simultaneanente nas cidades de Campinas e Várzea Paulista. Os casos foram fruto de duas operações paralelas realizadas nesta tarde pelas DIGs de Campinas e Jundiaí
Desmanche de Várzea Paulista:
Um grande desmanche clandestino foi desmantelado na manhã de hoje, 13, Em Várzea Paulista. A operação foi realizada pela DIG. de Jundiaí, Com apoio da polícia científica e agentes do Detran.
No local, havia uma a grande quantidade de peças, de diversos veículos com origem suspeita. Eles estavam sem o selo de rastreabilidade exigido para este tipo de comércio.
O estabelecimento não tinha qualquer avará de funcionamento, além de possuir um guincho com placa adulterada.
Também foi constatado descarte de resíduos de oléo no solo sem rede de captação. O proprietário foi autuado em flagrante por crime contra a ordem econômica, crime ambiental e adulteração de sinal identificador de veículo.
Ele foi recolhido ao centro de triagem de Campo Limpo Paulista e deverá passar por audiência de custódia nesta sexta-feira, 14.
No local foram apreendidos um caminhão, cinco veículos parcialmente picotados e dezenas de peças, como portas, pneus, escapamentos, motores, entre outros.
Desmanches de Campinas:
A operação foi no período da tarde e contou com órgãos de fiscalização da prefeitura e do Detran. Foram feitas diligências em 13 estabelecimentos do ramo de autopeças pela cidade. Em um deles, o dono foi detido em flagrante, pela falta de alvará para o funcionamento do local.
Quatro locais foram lacrados administrativamente e mais um foi notificado para regularização. Além disso, em uma das lojas de revenda de motocicletas, itens foram apreendidos para verificação.
*Supervisão Ettore Melato