Uma ação da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE) de Americana resultou na apreensão de 20 quilos de cocaína e na prisão de cinco pessoas na tarde desta terça-feira (8). A ocorrência foi registrada na altura do km 143 da Rodovia Dom Pedro I, na divisa entre Sumaré (região do Matão) e Campinas.
Os agentes investigavam a atuação de um grupo suspeito de atuar no tráfico de drogas na região e, durante a operação — batizada de “Castelhanos” — abordaram um veículo modelo Volkswagen Polo branco, ano 2025, que era ocupado por cinco pessoas: três homens e duas mulheres. Dos cinco suspeitos, quatro são bolivianos e uma é brasileira, de 28 anos, identificada como empresária.
Durante a inspeção no carro, foram encontrados 20 tijolos de cocaína, que juntos totalizaram 20,2 quilos da droga. Também foram apreendidos cinco celulares, uma caderneta com anotações contábeis e o próprio veículo, que será periciado.
Os cinco detidos foram encaminhados à sede da DISE de Americana, onde o caso foi apresentado. Após os procedimentos de praxe, todos foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, e em seguida levados à cadeia pública, onde ficarão à disposição da Justiça para audiência de custódia.
A Polícia Civil informou que o Consulado da Bolívia foi notificado sobre a prisão dos quatro cidadãos bolivianos, entre eles um motorista de aplicativo de 48 anos.
As investigações prosseguem para apurar a origem e o destino da droga, além de possíveis conexões do grupo com outros núcleos de distribuição na região.



