A operação Noites Frias, que garante segurança e apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios do ano, já realizou 450 atendimentos desde 15 maio, quando teve início a edição de 2023. Tendo à frente profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Vinhedo, o trabalho deve seguir até 30 de agosto.
Cabe à equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social encaminhar as pessoas em situação de rua para abrigos adequados, como casas de passagem, proporcionando um local seguro durante o período de baixas temperaturas. Além disso, eles fornecem kits com alimentos, cobertores e agasalhos para aqueles que recusam o encaminhamento.
Dos 450 atendimentos realizados, foram feitos encaminhamentos para pernoite no abrigo municipal, nas unidades UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Santa Casa. Durante esses atendimentos foram distribuídos 120 cobertores e 270 kits lanches, contendo chocolate quente e bolo.
Segundo alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o próximo fim de semana deve registrar queda nas temperaturas, em razão de uma entrada de massa de ar frio no estado de São Paulo. Para Vinhedo, entre quinta e sexta-feira, a previsão é que a temperatura mínima chegue aos 9°. Por esse motivo, o Serviço de Abordagem vai redobrar os esforços para auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade.