Outubro Rosa: Saúde aplica vacinas contra HPV e de rotina durante ação especial em escolas

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia nesta semana uma ação especial para vacinação em escolas municipais e estaduais durante o Outubro Rosa, movimento internacional com objetivo de alertar e conscientizar sobre o câncer de mama. O foco da iniciativa está na prevenção ao HPV, mas o Programa de Imunização também irá atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes que estejam com doses de rotina em atraso.

Cada um dos 68 centros de saúde (CSs) irá selecionar pelo menos uma unidade de ensino para a ação. As doses são aplicadas ao longo do mês por equipes da Saúde da Família.

“Esta é mais uma oportunidade para atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes com doses de rotina. Além disso, ampliar o acesso à vacina no Outubro Rosa é importante para a prevenção das neoplasias relacionadas ao HPV, principalmente o câncer do colo do útero”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. A infecção por HPV eleva o risco de transmissão do HIV.

A agenda nas escolas será elaborada ao longo do mês de outubro.


Agenda já definida

09/10 – Escola Estadual Professor Moacyr Santos de Campos
Ação ocorre das 8h às 18h.


10/10 – Escola Estadual Professora Ana Rita Godinho Pousa
Ação ocorre a partir das 14h.


10/10 – Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira
Ação ocorre das 8h às 18h.


10/10 – Escola Estadual Adalberto Prado e Silva
Ação ocorre das 9h às 12h e das 14h às 17h.


Quem deve receber a vacina?

A vacinação contra a doença é direcionada para pessoas de 9 a 14 anos. Contudo, uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde em abril deste ano ampliou a imunização para pessoas de até 19 anos, com dose única.

A imunização é indicada por ao menos 100 países e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia com resultados positivos sobre prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus (câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe e verrugas genitais). É importante receber a vacina na faixa etária recomendada, uma vez que a produção de anticorpos é maior nestas idades.


O que é o HPV e contexto

O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes. É transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo HPV no mundo. No Brasil, estima-se que há de 9 a 10 milhões de infectados e, que a cada ano, surjam 700 mil casos novos da infecção.

A orientação é para as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização da avaliação e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.


Histórico e cobertura vacinal

A vacina contra HPV foi incorporada de forma escalonada ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014 e, por conta da mudança no denominador ano a ano, a cobertura vacinal é feita por coorte.

Portanto, trata-se de uma cobertura que precisa considerar todas as pessoas que estejam nesta faixa etária ao longo do período considerado durante o levantamento.

A meta de cobertura é de 80%, porém, a adesão dos últimos anos ficou abaixo do esperado, principalmente em relação à segunda dose para pessoas do sexo masculino.


Os dados registrados em Campinas de 2017 a 2023 foram:
 

  • 9 a 14 anos (meninas) – 1ª dose – 76,8%
  • 9 a 15 anos (meninas) – 2ª dose – 57,6%
  • 11 a 14 anos (meninos) – 1ª dose – 54,3%
  • 11 a 15 anos (meninos) – 2ª dose – 32,7%



Vacinação

As doses também estão disponíveis nas unidades básicas e as salas de vacinação funcionam conforme horário de cada uma. Não há necessidade de agendamento e detalhes sobre cada CS, incluindo endereços e contatos, estão na página https://vacina.campinas.sp.gov.br.


Apoiadores

A programação do Outubro Rosa conta com os apoios de: Unimed Campinas, Sanasa, Emdec, Setec, Rede Mário Gatti, Primeira Infância Campinas, Hospital de Amor, Caism Unicamp, Grupo Rosa e Amor, Faculdade Anhanguera, Eletromidia Campinas, EPTV, Azul, CUFA, Voluta Medical, Além da Lona, Centro de Oncologia Campinas, Shopping Parque das Bandeiras, Parque Dom Pedro Shopping, ION Radioncologia, Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4/SP), Grupo Sonhe, Sam’s Club, Telos Educacional, Grupo Mulheres do Brasil, Keyla Ferrari, Centro de Integração da Cidadania, Hospital Santa Tereza, Symetria, Fint, Enlevo, Brincalizar, São Leopoldo Mandic e Projeto Rosas d’ Água.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS