Duas funcionárias do Centro de Saúde (CS) Itajaí, em Campinas (SP), foram agredidas por uma paciente na manhã desta segunda-feira (17/02). Segundo a Secretaria de Saúde, a mulher chegou ao local após o término do horário para coleta de exames e, ao ser informada de que não poderia ser atendida, reagiu de forma agressiva.
A paciente tentou filmar outros usuários sem autorização, chutou móveis e equipamentos da unidade e acabou ferindo duas servidoras. Uma das vítimas teve a mão machucada ao ser atingida pela porta de um armário, enquanto a outra foi empurrada. A coordenadora da unidade e uma psicóloga tentaram intervir e acolher a mulher, mas não conseguiram acalmá-la.
Diante da situação, a Guarda Municipal foi acionada e encaminhou a paciente à 2ª Delegacia Seccional de Campinas, onde o caso foi registrado como lesão corporal. Após prestar depoimento, ela foi liberada.
Apesar da ocorrência, os atendimentos na unidade de saúde não foram afetados. A Secretaria de Saúde de Campinas repudiou qualquer forma de violência e manifestou solidariedade às servidoras, que receberam apoio da gestão e assistência do programa Cuidando do Cuidador. Além disso, a pasta informou que entrará em contato com a paciente para reagendar a coleta do exame e permanece à disposição para esclarecimentos.



