Há mais de dois anos, o morador de Sumaré, Isaías do Carmo dos Santos aguarda um procedimento cirúrgico. No ano passado, o paciente entrou na justiça contra a Prefeitura da cidade e a secretaria estadual de saúde.
O advogado Celoir Dias, responsável pelo caso conseguiu na justiça uma decisão favorável ao cliente, com uma liminar que obriga o Estado e o município a oferecer com urgência atendimento especializado, mas até hoje a decisão não foi cumprida. O paciente sofre com dores e os laudos apontam urgência nos procedimentos.
Seo Isaías ficou conhecido por alterar a frente da própria casa, com pedidos de ajuda. O idoso está debilitado e aguarda o cumprimento da decisão judicial. Entramos em contato com a Prefeitura da cidade, mas até o momento não houve retorno.
Já o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas informou que o paciente tinha consulta agendada para o dia 4 de outubro de 2023, no Hospital Estadual de Sumaré, porém, mesmo sendo comunicado, não compareceu à unidade, dando descontinuidade no atendimento.
O DRS ressalta que o acompanhamento do quadro clínico pela equipe médica é fundamental e, para que o procedimento cirúrgico seja agendado e realizado, é essencial a consulta pré-cirúrgica. Nossa produção entrou em contato com o paciente, que relatou que não ficou sabendo do agendamento.