Pacientes de Valinhos farão cirurgias de estrabismo infantil na rede municipal


Antes era apenas uma vaga por mês; com o atendimento feito pela Prefeitura serão 24 procedimentos


A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, começará a realizar neste mês cirurgias de estrabismo infantil. O procedimento de média complexidade é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, mas passará a ser feito pela rede municipal no Hospital Dia Oftalmológico, anexo a Santa Casa, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) contratado pelo Município.


“Assumir essa especialidade vem ao encontro da nossa meta de oferecer um serviço público de saúde de qualidade para os valinhenses, pensando no paciente em primeiro lugar. Aderimos ao Cismetro em 2021 com o objetivo de atender as demandas reprimidas, reduzir as filas de esperas por consultas, exames e procedimentos. Agora, avançamos mais um grande passo”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.


Cerca de 160 crianças aguardam pela avaliação oftalmológica pré-cirúrgica. Os agendamentos começarão a ser feitos na segunda quinzena de junho e a expectativa da Secretaria da Saúde é atender 24 pacientes por mês, zerando a fila até o final do ano.


Antes, o Estado disponibilizava apenas uma vaga por mês e as crianças eram encaminhadas para Campinas. “Agora, além de oferecer mais comodidade, a realização dos procedimentos em Valinhos vai diminuir o tempo de espera e possibilitar uma maior oferta de vagas mensalmente”, compara o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.


Outra especialidade que era de responsabilidade do Estado e foi assumida pela Prefeitura de Valinhos no último mês é a de cirurgias de cabeça e pescoço. Os processos cirúrgicos já foram iniciados, com avaliação e agendamentos de exames pré-operatórios. As cirurgias também já estão sendo marcadas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS