Nesta sexta-feira, 2 de agosto, uma palestra no Centro de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, no Jardim do Vovô, com o tema “aleitamento materno” deu o pontapé inicial à série de atividades que contemplam a campanha do “Agosto Dourado”, que procura reforçar a importância da amamentação. Estavam presentes no evento representantes das secretarias de Educação, Saúde, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, a Rede Amamenta Campinas, a Coordenadoria do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), representantes da sociedade civil e o pediatra José Martins Filho.
O foco do evento foi reforçar a importância do aleitamento materno na vida das mães e dos bebês, e como os representantes públicos e sociedade civil podem reunir esforços para dar visibilidade à causa.
“O aleitamento materno representa inúmeros benefícios para a Primeira Infância e deve ser um compromisso da cidade, sendo um balizador social, educacional e até mesmo econômico. A amamentação reduz riscos de doenças, diminui a mortalidade infantil e aumenta a relação entre pais e filhos”, destacou a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine.
A campanha do “Agosto Dourado” evidencia a importância de políticas afirmativas que garantam o direito da amamentação na cidade de Campinas. As diversas ações que acontecerão no munícipio ao longo de todo o mês buscam mostrar como a amamentação pode ser benéfica para as mães e, principalmente, para a Primeira Infância.
“As crianças são o motivo das políticas públicas de educação, essas políticas podem ser responsáveis pelo desenvolvimento cerebral, aprendizado e funções cognitivas delas”, destacou o secretário de Educação, professor José Tadeu Jorge.
O evento também contou com a palestra de José Martins Filho, pediatra social e comunitário, puericultor e neonatologista, formado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em aleitamento materno. O doutor deu diversas dicas sobre amamentação e destacou suas dificuldades e importância.
O depoimento da professora da rede pública, Ana Flávia Valente, sobre suas experiências de amamentação também complementou a palestra, além de uma exposição de fotos de mães amamentando que seguirá por vários pontos da cidade até a Semana do Bebê, que ocorre entre 4 e 10 de novembro. Outras ações serão divulgadas ao longo do mês de agosto.