RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Passageira cai de ônibus em movimento após freada brusca em Campinas

Passageira cai de ônibus após freada brusca em Campinas; motorista acionou Samu e sindicância foi aberta

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Passageira cai de ônibus em movimento após freada brusca em Campinas
Foto: reprodução | circuito de segurança

Uma passageira de 41 anos caiu de um ônibus do transporte coletivo de Campinas após uma freada brusca do motorista na manhã desta terça-feira, 19, no bairro Taquaral. O caso aconteceu em um veículo da linha 353 (Alphaville – Centro).

De acordo com a vítima, Josefa Galdino, o motorista abriu a porta de desembarque de forma repentina, o que a fez perder o equilíbrio e cair na calçada. A mulher bateu as costas e a cabeça no chão. Testemunhas correram para socorrê-la e chamaram o motorista, que não teria percebido a queda até ser alertado por pessoas que estavam próximas.

Relato da passageira

Segundo a dona Josefa, ela entrou pela porta traseira devido à lotação do ônibus. Durante o trajeto, parte da sua bolsa ficou presa do lado de fora, e mesmo com os pedidos para que o motorista abrisse a porta, isso não ocorreu. Pouco depois, ao frear bruscamente, a porta se abriu e a passageira foi arremessada.

“Eu tentei me segurar nos corrimãos, mas não consegui. Acabei machucando minhas unhas, bati a cabeça e fiquei com a perna presa na escada. Foi muito dolorido”, relatou Josefa.

Ela contou ainda que, após a queda, o motorista teria dito que a responsabilidade era dela. “Ele falou que o ônibus estava cheio e que a ordem era passar direto. Mas, se era para passar direto, por que ele não seguiu em frente em vez de parar desse jeito?”, questionou.

Atendimento médico

A mulher foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para a UPA Padre Anchieta, onde recebeu medicação para dor e passou por exames de raio-x. Ela ficou em observação por seis horas antes de ser liberada.

“Fui muito bem atendida. Estou com dores nas costas, na cabeça e na perna, mas agora é aguardar a recuperação”, disse a passageira, que trabalha como cozinheira.

Pedido por mais segurança

Após o acidente, a vítima afirmou que espera providências das empresas de transporte e mais atenção por parte dos motoristas. “O passageiro paga a passagem mais cara do estado de São Paulo e merece segurança. É preciso que olhem para isso”, desabafou.

O que dizem as empresas

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp) informou que a passageira “se desequilibrou e caiu da escada quando o ônibus parou em um ponto na avenida Nossa Senhora de Fátima”. O órgão disse ainda que o motorista acionou o Samu imediatamente e que uma sindicância foi aberta para apurar o caso.

A Emdec informou que os motoristas do transporte público coletivo recebem treinamentos periódicos sobre direção segura e preventiva, coordenados pelas empresas operadoras. E que complementa essas formações, com capacitações ligadas ao aspecto comportamental em prol da segurança no trânsito. Entre outros temas, os treinamentos abordam direção defensiva, ética e cidadania. Uma dessas capacitações, com atividades interativas – “Motorista em ação: boas práticas no transporte coletivo” – promove um atendimento mais empático, adequado aos diferentes perfis de usuários do transporte público coletivo. O treinamento busca fortalecer competências comportamentais e aborda a empatia, tendo como foco a excelência no atendimento aos usuários.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS