A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 3, a Operação Nexus Aliciae para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio de “transportadores engolidos”. O esquema operava em aeroportos como Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Corumbá (MS), com destino a países como Espanha, França, Itália e Suíça.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos estados do Ceará e Rio Grande do Sul, autorizados pela 9ª Vara Federal de Campinas. A investigação, iniciada em setembro de 2023 após flagrante em Viracopos, revelou uma estrutura com dois núcleos: um de cooptadores (responsáveis pelo aliciamento de “mulas” e logística) e outro de transportadores (que ingeriam cápsulas de cocaína).
Desde o início das apurações, já foram realizadas oito prisões em flagrante e 11 pessoas detidas. A Justiça também determinou bloqueio de bens e valores dos investigados, que podem enfrentar penas superiores a 35 anos de prisão por tráfico internacional e associação criminosa.







