RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Pix automático entra em vigor e permite pagamentos recorrentes com um só clique

Foto: Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (16), entra em vigor o Pix automático, novo recurso do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. A funcionalidade permite que consumidores autorizem pagamentos recorrentes com apenas uma confirmação, eliminando a necessidade de digitar valores, datas ou chaves a cada transação.

👉 Siga a THMais Record no Instagram

Voltada inicialmente para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como recebedores, a ferramenta busca facilitar cobranças periódicas, como contas de luz, mensalidades escolares e assinaturas digitais. Segundo o Banco Central, a nova modalidade pode beneficiar até 60 milhões de brasileiros que hoje não possuem cartão de crédito.

A adesão ao Pix automático ocorre por meio de autorização prévia do cliente. A empresa envia o pedido, que aparece no aplicativo do banco do usuário. Após a leitura dos termos e definição de parâmetros como valor máximo e periodicidade, o sistema passa a efetuar os débitos de forma automática.

O recurso estava disponível desde maio apenas para clientes do Banco do Brasil. Agora, a maior parte das instituições financeiras passa a ofertar o serviço, que funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados. O usuário pode cancelar ou ajustar os pagamentos a qualquer momento.

👉 Se mantenha informado pelo nosso canal de WhatsApp da THMais

Para empresas, mais simplicidade

Diferentemente do antigo débito automático, que exigia convênios com cada banco, o Pix automático poderá ser oferecido por qualquer empresa em atividade há mais de seis meses. Isso inclui pequenos negócios e microempreendedores individuais (MEIs), que agora terão acesso a uma cobrança automatizada sem burocracia.

O modelo também evita erros comuns no uso do Pix agendado recorrente, antes utilizado por pequenas empresas para pagamentos periódicos. Na prática, o Pix automático substitui os boletos e os sistemas tradicionais de cobrança.

Medidas contra fraudes

Para evitar golpes, o Banco Central estabeleceu exigências de segurança para as empresas que aderirem à nova modalidade. Instituições financeiras deverão verificar dados como CNPJ, histórico de movimentações, compatibilidade entre a atividade econômica e os serviços oferecidos, além da regularidade cadastral dos sócios.

A liberação do serviço será restrita a empresas com histórico de operação superior a seis meses, o que, segundo o BC, reduz o risco de fraudes com empresas fantasmas ou recém-criadas.

Consulta
📲 Para mais informações, acesse os canais do Banco Central:
🔗 www.bcb.gov.br
📱 Ou consulte seu banco diretamente pelo aplicativo oficial

*** Com informações da Agência Brasil

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS