A Prefeitura de Campinas começou a instalar, nesta sexta-feira (23/06) mais dez placas informativas para reforçar a comunicação sobre febre maculosa e carrapato-estrela, em áreas verdes da cidade.
A partir de segunda-feira, 26 de junho, alguns parques e bosques também receberão os alertas. O objetivo é que as informações possam ser acessadas pelo maior número de pessoas, por isso, as placas estão sendo colocadas em locais em que há passagem de pedestres e de veículos.
- Após mortes por febre maculosa, Campinas faz força-tarefa por censo de capivaras
- Campinas faz ‘censo’ e quer castrar capivaras em ação contra febre maculosa
- Mulher se recupera de Febre Maculosa em Campinas
Algumas das placas instaladas em locais de pedestres têm mais informações, com dicas de como se prevenir em áreas de risco, o que fazer caso encontre um carrapato e quais as medidas imediatas a serem tomadas caso tenha sintomas da doença.
Nos trajetos para veículos, as placas mostram informações mais concisas, para que dê tempo do motorista ler quando passar perto.
“Esta é mais uma iniciativa dentro do escopo das ações contra a febre maculosa desenvolvidas no município. É um reforço da nossa política de comunicação, informação e mobilização social contra a doença”, disse a assessora técnica do Devisa, Priscila Bacci Pegoraro.
É fundamental que, após visitas em áreas verdes, as pessoas observem todo o corpo. Se localizar carrapato, ele deve ser removido com cuidado. Mesmo sem localizar carrapatos no corpo, caso haja algum sintoma, como febre e dores no corpo, a pessoa deve procurar o médico o mais rapidamente possível e informar que esteve em área propensa à presença de carrapatos.
Todas as informações sobre a febre maculosa em Campinas e os meios de prevenção à doença podem ser obtidas no site portal.campinas.sp.gov.br.