A Polícia Militar e a Polícia Civil realizaram duas operações de grande impacto nesta segunda-feira (3), resultando na prisão de um foragido da Justiça por feminicídio e na desarticulação de um ponto de tráfico de drogas no interior paulista. No bairro Jabaquara, zona sul de São Paulo, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) capturou Ricardo da Silva, de 51 anos, suspeito de matar e atear fogo no corpo da ex-companheira em Jaguariúna, em dezembro de 2024.
Feminicídio em Jaguariúna: foragido é preso na capital
Ricardo da Silva estava foragido desde janeiro, quando teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele foi identificado como principal suspeito do assassinato de Aneildes Gonçalves de Oliveira, de 52 anos, encontrada carbonizada na zona rural de Jaguariúna no dia 7 de dezembro. A investigação da Polícia Civil apontou que Ricardo foi visto comprando gasolina momentos antes do crime, o que reforçou as suspeitas contra ele.
A captura ocorreu após uma denúncia anônima informar que ele estaria no bairro Jabaquara, em São Paulo. Durante a abordagem, os policiais da Rota encontraram documentos da vítima e de seus familiares com o suspeito. Após consulta ao sistema criminal, foi confirmada a existência do mandado de prisão em aberto. Ele foi conduzido ao 26º Distrito Policial (Sacomã), onde teve a prisão formalizada por homicídio qualificado e feminicídio.