RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que falsificava remédios em 12 estados

Grupo criminoso vendia anabolizantes e emagrecedores sem autorização da Anvisa; R$ 25 milhões foram movimentados nos últimos cinco anos.

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que falsificava remédios em 12 estados
Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira, 5 de agosto de 2025, uma operação contra uma organização criminosa especializada na falsificação de medicamentos. O grupo é suspeito de adulterar e vender, de forma clandestina, anabolizantes e emagrecedores sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao todo, estão sendo cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e outros 35 de prisão em São Paulo e em mais 11 estados brasileiros.

As investigações, que começaram há cerca de um ano por agentes da 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), revelaram que a quadrilha movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos. Os produtos eram comercializados para pessoas físicas, sem exigência de receita médica, o que representa risco à saúde pública.

Segundo o delegado Ronald Quene, coordenador da operação, as equipes iniciaram o cumprimento das ordens judiciais às 6h, após uma reunião de alinhamento. Só no estado de São Paulo, são 57 mandados sendo executados em cidades como a capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.

Os demais mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. As polícias civis de cada estado prestam apoio à operação.

A investigação segue em andamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS