A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, na manhã desta terça-feira, 5 de agosto de 2025, uma operação contra uma organização criminosa especializada na falsificação de medicamentos. O grupo é suspeito de adulterar e vender, de forma clandestina, anabolizantes e emagrecedores sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ao todo, estão sendo cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e outros 35 de prisão em São Paulo e em mais 11 estados brasileiros.
As investigações, que começaram há cerca de um ano por agentes da 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), revelaram que a quadrilha movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos. Os produtos eram comercializados para pessoas físicas, sem exigência de receita médica, o que representa risco à saúde pública.
Segundo o delegado Ronald Quene, coordenador da operação, as equipes iniciaram o cumprimento das ordens judiciais às 6h, após uma reunião de alinhamento. Só no estado de São Paulo, são 57 mandados sendo executados em cidades como a capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto.
Os demais mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. As polícias civis de cada estado prestam apoio à operação.
A investigação segue em andamento.







