RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia desmonta grande esquema de furto de petróleo na região

A operação conjunta entre a Polícia Civil de São Paulo e o GAECO/MPRJ cumpriu mandados em seis estados na manhã desta quinta-feira (22). Grupo usava fazenda para fazer derivações clandestinas em dutos

Polícia desmonta esquema milionário de furto de petróleo na região

Uma operação de grande porte desmontou nesta quinta-feira, 22, uma organização criminosa especializada no furto de petróleo bruto por meio de perfurações clandestinas em dutos de transporte. A ação, de repercussão nacional, cumpriu 13 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em seis estados, incluindo São Paulo, onde um homem foi preso em Louveira.

Leia também:

A operação é fruto de uma investigação conjunta da Polícia Civil de São Paulo, por meio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ).

O esquema era altamente especializado. Os criminosos perfuravam ilegalmente os dutos subterrâneos em operação, muitas vezes dentro de propriedades privadas, para desviar o petróleo. Um dos núcleos operacionais ficava em uma fazenda no município de Guapimirim (RJ), usada como base para as derivações clandestinas.

O petróleo furtado era transportado por caminhões-tanque e, depois, comercializado com a emissão de notas fiscais falsas que davam ao produto uma aparência de legalidade, rotulando-o como “resíduo oleoso”.

A operação foi executada de forma simultânea nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, mostrando a amplitude interestadual do grupo. As investigações apontam que a organização tinha divisão de tarefas, uso de vigilância armada e um sofisticado esquema logístico.

Além do enorme prejuízo patrimonial, a prática representava um grave risco ambiental e de segurança, pois as perfurações em dutos ativos podem causar vazamentos de grandes proporções. Os presos responderão pelos crimes de organização criminosa e furto qualificado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS