A Polícia Civil de São Paulo fez uma operação na manhã desta terça-feira, 15, para prender integrantes de uma quadrilha que extorquia pessoas em casas noturnas da região do Jardim Itatinga, em Campinas. A ação foi feita pelo Deinter 2, em conjunto com o GAECO de Campinas.
De acordo com as investigações, o grupo obrigava frequentadores das boates a pagar valores abusivos enquanto estavam sob o controle dos criminosos. Em um ano, a organização teria movimentado mais de um milhão e duzentos mil reais.
Ao todo, a operação tem como alvo 27 suspeitos. Foram cumpridos mandados de prisão, buscas e apreensões em várias cidades, como Campinas, Indaiatuba, Monte Mor, Sumaré, Hortolândia, Santos, São Vicente, Suzano, entre outras.
Além disso, a Justiça também mandou bloquear o dinheiro de 96 pessoas apontadas como recebedoras do valor obtido de forma ilegal.
O nome da operação é Illudere, uma palavra do latim que significa enganar. Segundo a polícia, o grupo agia justamente dessa forma: iludia as vítimas antes de começar a extorsão.
Até o momento, algumas pessoas já foram presas. A Polícia Civil divulgará mais informações em uma coletiva de imprensa que será marcada em breve.






