RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Polícia Federal desarticula rede de tráfico internacional ligada à Máfia Italiana

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Mafiusi, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvendo a máfia italiana e facções brasileiras. O esquema traficava grandes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa e lavava bilhões de reais em recursos ilícitos.

A operação contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo o Ministério Público Federal, Receita Federal, Guarda Civil Espanhola, Eurojust, Europol e Interpol, além da Procuradoria-Geral da República. Mandados foram cumpridos em Campinas, Boituva (região de Sorocaba) e outras localidades no Brasil, bem como na Itália e na Espanha.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação identificou ao menos dois grupos criminosos que utilizavam o Porto de Paranaguá, no Brasil, e aeronaves privadas para transportar cocaína para a Europa. A droga era escondida em contêineres com cargas de cerâmica, madeira ou louça sanitária, tendo o Porto de Valência, na Espanha, como destino principal.

As investigações começaram após a prisão de dois membros da máfia italiana em Praia Grande, na Baixada Santista, em 2019. A apuração revelou que o esquema envolvia uma facção criminosa paulista, que contratava a logística do tráfico, e membros de uma organização mafiosa italiana, responsáveis pela intermediação da compra e envio da droga.

Além do tráfico de drogas, as redes criminosas operavam um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro. Entre 2018 e 2022, a movimentação financeira dos investigados atingiu cerca de R$ 2 bilhões, utilizando empresas e contas bancárias de fachada para ocultar recursos, adquirir bens e realizar transações fraudulentas.

Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva no Brasil, além de um mandado de prisão na Espanha. Também foram sequestrados imóveis e bloqueados bens e valores que totalizam cerca de R$ 126 milhões.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.