Polícia Federal desarticula rede de tráfico internacional ligada à Máfia Italiana

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Mafiusi, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvendo a máfia italiana e facções brasileiras. O esquema traficava grandes quantidades de cocaína da América do Sul para a Europa e lavava bilhões de reais em recursos ilícitos.

A operação contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo o Ministério Público Federal, Receita Federal, Guarda Civil Espanhola, Eurojust, Europol e Interpol, além da Procuradoria-Geral da República. Mandados foram cumpridos em Campinas, Boituva (região de Sorocaba) e outras localidades no Brasil, bem como na Itália e na Espanha.

De acordo com a Polícia Federal, a investigação identificou ao menos dois grupos criminosos que utilizavam o Porto de Paranaguá, no Brasil, e aeronaves privadas para transportar cocaína para a Europa. A droga era escondida em contêineres com cargas de cerâmica, madeira ou louça sanitária, tendo o Porto de Valência, na Espanha, como destino principal.

As investigações começaram após a prisão de dois membros da máfia italiana em Praia Grande, na Baixada Santista, em 2019. A apuração revelou que o esquema envolvia uma facção criminosa paulista, que contratava a logística do tráfico, e membros de uma organização mafiosa italiana, responsáveis pela intermediação da compra e envio da droga.

Além do tráfico de drogas, as redes criminosas operavam um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro. Entre 2018 e 2022, a movimentação financeira dos investigados atingiu cerca de R$ 2 bilhões, utilizando empresas e contas bancárias de fachada para ocultar recursos, adquirir bens e realizar transações fraudulentas.

Ao todo, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva no Brasil, além de um mandado de prisão na Espanha. Também foram sequestrados imóveis e bloqueados bens e valores que totalizam cerca de R$ 126 milhões.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS